Santarém sedia evento sobre regulamentação da pesca do pirarucu nesta terça-feira, 15
Regulamentação do Pirarucu:Pescadores discutem regras para o manejo sustentável da espécie
Nesta terça-feira (15), a cidade de Santarém será palco do evento “Pirarucu Legal: Desafios e Caminhos da Legislação no Pará”, que tem como objetivo discutir a regulamentação da pesca manejada do pirarucu (Arapaima gigas) no estado. A programação acontece das 8h30 às 17h, no campus da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), no bairro do Salé.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O encontro reunirá pescadores e pescadoras artesanais, representantes de comunidades tradicionais, pesquisadores, gestores públicos e organizações da sociedade civil. Um dos destaques será a entrega do Acordo de Pesca assinado por comunidades da região do Tapará, no município de Santarém, fortalecendo a governança participativa na conservação e no uso sustentável da espécie.
A iniciativa é promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas), por meio do Programa Regulariza Pará, em parceria com a Sapopema (Sociedade para a Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente) e o Mopebam (Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais do Oeste do Pará e Baixo Amazonas).
Antonio José bentes, da coordenação da Sapopema, afirma que este é um momento histórico para a região, a retomada de um processo de discussão da regularização do remanejo da pesca, e convida a sociedade para discutir essa minuta e pensar na estratégia do marco regulatório, que trás uma segurança jurídica para os pescadores do estado do Pará.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e RegiãoFONTE: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2025/07/15/santarem-sedia-evento-sobre-regulamentacao-da-pesca-do-pirarucu-nesta-terca-feira-15.ghtml