Projeto Amazone-se realiza mais de 2 mil atendimentos no Arapiuns
24/10/2025
(Foto: Reprodução) 86 cirurgias de pterígio foram realizadas durante a ação no Arapiuns
Reprodução/Redes sociais
O Projeto Amazone-se esteve essa semana levando atendimentos de saúde para moradores da Vila Anã, São Miguel e comunidades vizinhas, na região do Rio Arapiuns, em Santarém, oeste do Pará. A ação contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a participação do projeto Aldeia em Foco e da ONG Zoé. Dessa vez o foco foi oftalmologia com cirurgia de pterígio (conhecido como carne crescida).
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
De acordo com o projeto, foram realizadas 86 cirurgias, 402 atendimentos de oftalmologia clínica e a entrega de mais de 300 óculos. Também foram feitos mais de 2000 atendimentos e procedimentos de enfermagem, clínica geral, ginecologia, pediatria e a realização de exames de ultrassonografia e ecocardiograma e alguns exames laboratoriais, incluindo também visita domiciliar levando exames de imagem para quem não pode se deslocar.
Ação encerrou oficialmente no dia 22 de outubro, mas ainda tem oftalmologista responsável até dia 25 nas comunidades para acompanhamento dos pós-operatórios.
A coordenadora do Projeto Amazone-se, Juliana Diniz, contou ao g1 que foi uma grande alegria poder levar cirurgias de pterígio para moradores da região do Arapiuns.
Atendimentos do Projeto Amazone-se no Arapiuns
"Foi uma grande emoção poder levar cirurgias de pterígio para as comunidades, mesmo porque muitos desses pacientes foram diagnosticados em vivência anterior do projeto Amazone-se. E esse é o nosso propósito, levar saúde integral, com recorrência e humanização, complementando o trabalho que já é realizado na região", destacou Juliana Diniz.
Segundo a coordenadora do projeto, essa ação só foi possível graças a uma grande colaboração entre Amazone-se e a Secretaria de Saúde de Santarém com o Projeto Aldeia em Foco e ONG Zoé.
300 óculos foram entregues durante a ação do projeto Amazone-se no Arapiuns
Reprodução/Redes sociais
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região