Moradores do bairro Diamantino denunciam descarte de lixo em rua
20/02/2026
(Foto: Reprodução) Lixo despejado de forma irregular na Rua Xingu entre as avenidas Palhão e Tupaiulândia, bairro Diamantino
José Raimundo
Sofás, galhos de árvores, garrafas, sacolas plásticas, são apenas alguns dos resíduos que vêm sendo descartados de forma incorreta na rua Xingu entre as avenidas Palhão e Tupaiulândia, em Santarém, oeste do Pará. A situação tem preocupado moradores da rua e também das redondezas, porque além da poluição ambiental, há risco à saúde pública.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
"Eu tenho filhos pequenos e com as notícias do aumento de casos de dengue na cidade eu estou muito preocupada com o lixão que esse trecho da rua está se transformando. Tem garrafas, plásticos e outros objetos aí acumulando água da chuva e a gente sabe o risco que é pra tudo isso virar criadouro de mosquito da dengue. Eu temo pela saúde da minha família", disse a moradora Darlene Nunes.
A situação também gera incômodo a quem precisa trafegar pela rua diariamente. É o caso do José Raimundo, que passa pela rua Xingu de segunda a sexta-feira para levar a filha de 3 anos na creche do Diamantino. "A enxurrada tem cavado um lado da rua e a gente tem que praticamente passar com o carro por cima do lixo que já está chegando no meio da rua. As pessoas querem se desfazer de coisas velhas que elas têm em casa, mas não querem gastar, aí vão pelo mais fácil que é jogar na rua, mas isso tá muito errado", enfatizou.
Lixão na Rua Xingu preocupa moradores do bairro Diamantino em santarém
Moradores alegam que já levaram o caso ao conhecimento da Secretaria Municipal de Urbanismo e aguardam que o lixo seja retirado do local o mais breve possível.
O lixo está depositado quase em frente ao portão de entrada dos alunos da escola Richard Rennington. A instituição está passando por reforma e os alunos foram remanejados para outro espaço, mas assim que os trabalhos forem concluídos eles retornarão.
O g1 fez contato com a Semurb e aguarda retorno do setor responsável pela coleta de resíduos sólidos.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região