Ministro da Saúde participa do Dia 'D' de vacinação e anuncia nova UPA em Santarém
29/11/2025
(Foto: Reprodução) Ministro Alexandre Padilha com prefeito José Maria Tapajós, secretário Everaldo Martins Filho, e coordenadora do CTA Ana Lúcia Ferreira (à esq.) e vereadores Bárbara Matos e Biga Kalahari (à dir.)
Manoel Batista
Na região do Baixo Amazonas para cumprir agenda de trabalho, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou no início da manhã deste sábado (29) da abertura do Dia D de Vacinação contra a Influenza na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santarenzinho, em Santarém. Na ocasião, o ministro anunciou a construção de uma nova UPA e de um Centro de Saúde Clínica.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Em relação à nova UPA, que deve ser construída nas proximidades do Residencial Salvação, zona leste da cidade, Padilha disse que o Ministério da Saúde está buscando um convênio com a Caixa Econômica para assegurar os recursos para a obra. Já sobre o Centro de Saúde Clínica, informou que a obra deve ser feita em área próxima ao Centro de Controle de Zoonoses.
Acompanhado pelo prefeito José Maria Tapajós (MDB), secretário de Saúde Everaldo Martins Filho, da presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereadora Bárbara Matos (PP), vereador Biga Kalahari (PT) e da coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Ana Lúcia Ferreira, o ministro Alexandre Padilha também falou sobre os investimentos do Ministério da Saúde para fortalecer a estratégia de imunização. A pasta destinou R$ 54,5 milhões e encaminhou 3,2 milhões de doses da vacina aos estados do Norte.
Em um momento descontraído, Padilha conversou com Rosinaldo Araújo, conhecido popularmente como "Surdão", que estava na UBS Santarenzinho para receber a vacina contra a Influenza.
Ministro Alexandre Padilha em momento descontraído com Rosinaldo Araújo, o Surdão
Amarildo Gonçalves/TV Tapajós
Convênio
De Santarém, Padilha seguiu para o território indígena da etnia Zo'é, no município de Óbidos, para acompanhar ação de saúde especializada. Na ocasião, o ministro assinará um Termo de Cooperação com a Fundação Dieter Morszeck para o atendimento aos indígenas residentes na área de atuação do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Guamá-Tocantins.
O documento prevê a disponibilização de aeronaves especializadas e de equipes médicas e técnicas qualificadas para o transporte de pacientes em situações de urgência e emergência, além de apoio logístico para o envio de insumos, medicamentos, vacinas e profissionais de saúde, bem como suporte às ações nos territórios da região.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região