Intercâmbio cultural: Coletivo Balanço do Mar apresenta carimbó de Algodoal em Santarém
13/12/2025
(Foto: Reprodução) Coletivo Balanço do Mar faz apresentações em Santarém-PA
Divulgação
Em Santarém desde a última quarta-feira (10), o Coletivo Balanço do Mar dá sequência, a partir deste sábado (13), à programação pública da etapa final da turnê No Balanço do Mar pelo Carimbó do Pará. A agenda segue até segunda-feira (15) e reúne shows, rodas e vivências que encerram o circuito de intercâmbio cultural realizado pelo grupo em diferentes regiões do estado.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A passagem por Santarém integra a última etapa da circulação, que tem como eixo central a conexão entre coletivos, mestres e territórios, colocando em diálogo o carimbó praiano do Arquipélago de Maiandeua com experiências culturais do Marajó e do oeste do Pará. Mais do que uma agenda de apresentações, a proposta do projeto é promover encontros diretos, trocas de repertório, escuta e convivência com grupos e fazedores de cultura locais.
Antes de chegar ao Tapajós, o Coletivo Balanço do Mar passou por Belém e pelo Marajó. A circulação começou na capital paraense, com show no Espaço Cultural Apoena (20/09), seguido de uma roda de carimbó no Espaço Cultural Coisas de Negro (21/09). No dia 23/09, o grupo realizou uma vivência itinerante pelo complexo do Ver-o-Peso e pelo centro histórico de Belém, encerrando a etapa da capital no Espaço Maíri, no dia 24/09.
No Marajó, o coletivo se apresentou no Espaço Casa de Negro, em Soure, passou por Joanes, no Espaço Torrão Encanto da Sereia, em uma vivência com a Mestra Jesus, e foi recebido na casa do Mestre Robledo, em Salvaterra. A agenda incluiu ainda uma roda de conversa com Caio Andrade, do Grupo Tambores do Pacoval, e participação na roda tradicional da Associação dos Moradores do Bairro do Pacoval (AMPAC), finalizando a circulação marajoara com uma vivência e apresentação no Quintal do Carimbó, em Soure.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Formado em 2018 no Espaço Cultural Mupéua, em Algodoal (Maiandeua), o Coletivo Balanço do Mar é conduzido pelo multiartista e compositor Cleiton Mupéua, ao lado de Elza Fernandes e familiares. O grupo desenvolve um trabalho autoral baseado no carimbó pau e corda do Salgado Paraense, reunindo músicas presentes no EP Vem Dançar Carimbó (2025), além de atuar na formação cultural de jovens e na preservação de saberes tradicionais.
Contemplado pelo edital de Fomento à Circulação de Projetos Culturais 2025, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), o projeto se encerra em Santarém, consolidando um percurso de circulação que fortaleceu redes culturais e conexões entre diferentes regiões do Pará.
Coletivo Balanço do Mar
Divulgação
Serviço: Agenda – Santarém
13/sábado
Carimbó para a Juventude 60+
⏰ 19h
Show no Espaço Alter
⏰ 21h
14/domingo
Vivência com Mestre Osmarino Kumaruara
(Grupo Cumaru de Carimbó)
⏰ 12h
Roda de Carimbó na Praça de Alter
⏰ 18h
15/segunda-feira
Vivência com Mestre Hermes Caldeira
(Grupo Kuatá de Carimbó)
⏰ 12h
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região