Instituto Território das Artes promove formação para fortalecer a economia criativa em três regiões do Pará
04/02/2026
(Foto: Reprodução) Ação do Instituto Território das Artes na região do Baixo Amazonas
Divulgação
O Instituto Território das Artes, por meio do Comitê Inter Regional de Cultura do Pará, iniciou nesta semana um conjunto de ações estratégicas para o desenvolvimento cultural sustentável no interior do estado. O projeto tem abrangência em três macro regiões: Baixo Amazonas (Santarém, Juruti e Óbidos), Xingu (Altamira, Porto de Moz e Pacajá) e Caeté (Capanema, Salinópolis e Quatipuru).
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
As iniciativas incluem um evento formativo presencial em Santarém e a abertura de um laboratório de projetos com inscrições para todos os municípios. A primeira ação é o evento “Rede Pará Criativo – Eixo Formativo: Formação em Políticas Culturais e Economia Criativa”, que acontece nesta sexta (6) e sábado (7), no Campus Rondon da Ufopa.
O objetivo é fortalecer conhecimentos e práticas de artistas, agentes, produtores, empreendedores criativos e estudantes para o desenvolvimento, gestão e produção de iniciativas culturais sustentáveis, com foco nos contextos amazônicos.
A programação gratuita inclui palestras, mesas redondas e oficinas práticas sobre políticas culturais municipais, economia criativa, elaboração de projetos, gestão e produção. As inscrições para as oficinas podem ser feitas em formulário online.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
A abertura oficial será na manhã de sexta-feira, seguida de Mesa Redonda sobre Economia Criativa. À tarde iniciam as oficinas práticas:
🧠 Oficina 1: Economia Criativa e elaboração de projetos (Rodrigo Viellas).
🚀 Oficina 2: Empreendimentos Criativos, Gestão e Produção Cultural (Raphael Ribeiro).
Serviço
Rede Pará Criativo – Formação em Políticas Culturais e Economia Criativa
Datas: 06 e 07 de fevereiro de 2025
Local: Ufopa – Campus Rondon, Santarém (PA)
Público: Artistas, agentes culturais, produtores, empreendedores criativos e estudantes.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região