Hospital Regional de Oriximiná realiza mais de mil atendimentos sociais a pacientes em 2025
24/11/2025
(Foto: Reprodução) Atendimento social no Hospital Regional de Oriximiná
Divulgação
De janeiro a novembro de 2025, o Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus (HRMJ), no oeste do Pará, realizou um total de 1.036 atendimentos sociais a pacientes internados na unidade. O serviço social hospitalar tem como principal objetivo assegurar os direitos dos usuários do sistema de saúde, oferecendo suporte social, emocional e informacional para que eles e suas famílias consigam enfrentar com mais segurança os desafios do tratamento.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Um dos pacientes atendidos foi José Luiz Gonzaga Cordeiro dos Santos, 72 anos, morador de Oriximiná. “A assistente social fez a entrevista comigo, perguntou o que eu achava do hospital. Estou achando muito bom, estamos recebendo um atendimento especial. Vim para fazer uma cirurgia de retirada de sinal, e ela (a assistente) foi bem esclarecedora quanto ao meu processo cirúrgico”, relatou José Luiz.
Os assistentes sociais atuam como mediadores entre pacientes, familiares e a instituição, contribuindo para a busca de benefícios sociais, orientações sobre o tratamento e acompanhamento psicossocial. Eles também integram a equipe multidisciplinar, colaborando para um cuidado mais humano e integral.
Para a enfermeira Yasmim Franco, coordenadora da equipe multidisciplinar, o serviço social possui papel essencial no hospital. “O serviço de assistência social dentro do Hospital Menino Jesus é de vital importância, prezando sempre por um cuidado humanizado. Nossos pacientes são assistidos desde a admissão até a alta hospitalar”, destacou.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Durante o processo, o assistente social também atua como elo entre o paciente e a instituição. “O nosso objetivo principal como serviço social é fazer com que não haja violação dos direitos desses pacientes e garantir que recebam um cuidado humanizado, de acordo com nossos valores institucionais”, reforçou Yasmim.
Outra atribuição importante é o contato com os municípios de origem dos pacientes.
“Os assistentes sociais entram em contato com os municípios da rede de assistência em saúde para que o paciente seja atendido em sua integralidade, desde a atenção primária — onde recebe seu encaminhamento — até sua vinda ao hospital”, finalizou Yasmim
Referência em saúde na Calha Norte
O Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus (HRMJ) é referência em atendimento de média e alta complexidade na região da Calha Norte. A unidade dispõe de uma estrutura moderna, com 26 leitos de enfermaria, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 16 leitos de acolhimento, garantindo atendimento integral e humanizado aos pacientes.
A equipe multidisciplinar é composta por profissionais de enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e serviço social, assegurando um cuidado completo e eficaz.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região