Fim de semana de Carnaval em Belém terá chuva à tarde e trovoadas, diz Semas
12/02/2026
(Foto: Reprodução) Chuva e maré alta deixa centro comercial inundado em Belém.
Sarah Carvalho / TV Liberal
O fim de semana de Carnaval em Belém terá tempo instável, com pancadas de chuva e trovoadas, especialmente no período da tarde e à noite.
A previsão da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) indica temperaturas máximas de 31°C e mínimas de 23°C entre esta sexta-feira (13) e domingo (15) na Região Metropolitana de Belém.
A circulação de umidade e instabilidade em baixos níveis da atmosfera, associada à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), favorece um quadro de tempo instável com muitas nuvens em todo o estado. Há potencial para chuva de maior intensidade, principalmente sobre o Sudoeste paraense, segundo a Semas.
Veja, a seguir, a previsão do tempo em Belém e outras regiões do Pará:
Previsão para Belém
Sexta-feira (13): Manhã com poucas nuvens a parcialmente nublado. À tarde, céu parcialmente nublado a nublado, com chuvas leves a moderadas acompanhadas de trovoadas. À noite, parcialmente nublado a poucas nuvens com chuvas no início do período.
Sábado (14): Manhã parcialmente nublada com momentos de céu nublado e chuvas esperadas no final do período. À tarde, parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuvas leves a moderadas e trovoadas isoladas. À noite, céu parcialmente nublado com chuvas rápidas e isoladas no início do período.
Domingo (15): Manhã com poucas nuvens a parcialmente nublado. À tarde, parcialmente nublado com indicativo de pancadas de chuvas. À noite, poucas nuvens.
A umidade relativa do ar ficará entre 70% e 100%, e os ventos serão fracos a moderados, predominantes de Nordeste/Leste.
Outras regiões do Pará
No Nordeste paraense, municípios como Vigia terão temperaturas máximas de 30°C e mínimas de 22°C, com maior probabilidade de chuvas durante a tarde.
Na ilha do Marajó, representada por Salvaterra, as temperaturas variarão entre 30°C e 24°C, com chuvas mais significativas durante a tarde e início da noite.
No Sudeste paraense, em municípios como Tucuruí, o tempo mantém-se instável com previsão de chuvas principalmente na sexta e no domingo. As temperaturas deverão variar com máxima de 32°C e mínima de 23°C.
A região Sudoeste terá o maior potencial para chuvas intensas durante o fim de semana. Em Itaituba, as chuvas mais significativas ocorrem entre manhã e tarde, com temperaturas entre 31°C e 23°C.
No Baixo Amazonas e Calha Norte, em municípios como Óbidos, predomina tempo instável, com chuvas mais significativas no sábado. As temperaturas variam entre 30°C e 23°C.
O que é a ZCIT
A Zona de Convergência Intertropical é um dos mais importantes sistemas meteorológicos atuando nos trópicos.
Formada a partir da convergência dos ventos alísios vindos do Nordeste e Sudeste, a ZCIT fica posicionada próxima à linha do Equador e é responsável por grande parte das chuvas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Durante o verão amazônico, a ZCIT favorece a formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva com trovoadas, especialmente no período da tarde, quando as temperaturas estão mais elevadas.
Previsão de marés
Para quem pretende aproveitar as praias durante o Carnaval, a Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil divulgou a previsão de marés para Belém, Salinas e Ilha de Mosqueiro:
Sexta-feira (13):
Belém: marés altas às 8h59 (2,52m) e 20h55 (2,86m)
Salinas: marés altas às 10h44 (1,60m) e 16h42 (4,25m)
Ilha de Mosqueiro: marés altas às 8h02 (2,65m) e 20h08 (3,04m)
Sábado (14):
Belém: marés altas às 9h51 (2,75m) e 21h44 (3,07m)
Salinas: marés altas às 17h34 (4,57m)
Ilha de Mosqueiro: marés altas às 8h53 (2,80m) e 20h59 (3,19m)
Domingo (15):
Belém: marés altas às 10h34 (2,94m) e 22h29 (3,23m)
Salinas: marés altas às 6h14 (4,47m) e 18h17 (4,86m)
Ilha de Mosqueiro: marés altas às 9h32 (2,97m) e 21h36 (3,33m)
Recomendações
Com a previsão de chuvas e trovoadas, especialmente à tarde, folióes devem se preparar levando guarda-chuvas ou capas de chuva para os blocos e desfiles.
As temperaturas elevadas e a umidade alta exigem também atenção à hidratação durante a folia.
A Defesa Civil recomenda atenção redobrada em áreas historicamente vulneráveis a alagamentos em Belém, especialmente após episódios recentes de chuvas intensas na capital.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará