Feira do Açaí: toneladas da fruta abastecem diariamente a capital paraense
Feira do açaí: toneladas da fruta abastecem diariamente a capital paraense
O movimento é quase coreografado: cestos cheios de açaí passam de mão em mão, são lançados para fora dos barcos e equilibrados na cabeça de comerciantes. Todas as noites, essa é a cena de quem acompanha a Feira do Açaí, ponto que recebe diariamente toneladas da fruta que abastecem a capital paraense.
Apesar do nome, o local não vende açaí pronto para consumo. A feira é voltada ao comércio da fruta in natura, trazida das ilhas que cercam Belém.
Todas as noites, dezenas de embarcações atracam carregadas com o açaí colhido nos arredores da cidade.
Localizada ao lado do Mercado Ver-o-Peso, na região da Cidade Velha, a Feira do Açaí é um dos principais entrepostos da fruta na capital. Ali, são vendidos os chamados paneiros - cestos trançados que transportam o produto.
Um único paneiro pode render cerca de sete litros de açaí “do grosso”, como é conhecido o de melhor qualidade.
Produção de açaí no Pará
Agência Pará
O g1 visitou o espaço e conversou com Raul Pantoja, comerciante que mantém uma barraca de açaí no bairro do Jurunas, na periferia de Belém. Segundo ele, o movimento diminuiu durante a realização da COP30.
“As vendas estão mais fracas que o habitual com a COP30. Como deram férias para os alunos, no Jurunas a COP não influencia muito. É como no mês de julho, as famílias viajam e a venda cai um pouco”, explica Raul.
O açaí é a principal fonte de renda de Raul e de sua família, composta por quatro pessoas. Por mês, ele fatura cerca de R$ 7 mil com as vendas.
Além de espaço comercial, a feira também se transformou em polo cultural. Todos os domingos à noite, o local é animado por uma roda de carimbó que atrai moradores e visitantes.FONTE: https://g1.globo.com/meio-ambiente/cop-30/noticia/2025/11/17/feira-do-acai-toneladas-da-fruta-abastecem-diariamente-a-capital-paraense.ghtml