Deputada no PA, Lívia Duarte recebe e-mail com ameaças; 'terceira vez', ela diz
06/02/2026
(Foto: Reprodução) Deputada estadual Lívia Duarte (PSOL)
Ozeas Santos
A deputada estadual Lívia Duarte (PSOL) recebeu um e-mail na noite de quarta-feira (4) com ameaças de morte. Ela afirma ter sido ameaçada de morte pela terceira vez.
A mensagem continha ameaças explícitas contra a integridade física da parlamentar, que é considerada a primeira deputada negra na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).
"Seu assassinato será tão real quanto a dor que você sentiu ao ler isso", dizia a mensagem criminosa enviada com o nome Lucas Bovolini Martins no remetente.
O texto prosseguia com mais ameaças: "Deputada Lívia Duarte, sua existência é uma piada. Não é suficiente que eu quebre todos os seus ossos" - veja no registro do e-mail abaixo:
Print do e-mail com tons de ameaça enviado à deputada Lívia Duarte (PSOL-PA).
Reprodução
Um protocolo foi encaminhado junto a órgãos competentes. O presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB), e o gabinete militar da Casa foram acionados para reforçar a segurança da parlamentar.
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) também foi requisitada para proceder com a investigação da autoria da mensagem por meio do serviço de inteligência. A deputada e sua equipe estão adotando todas as medidas necessárias para garantir sua proteção.
O g1 solicitou posicionamento da Alepa e da Segup sobre as medidas tomadas, mas ainda não havia obtido resposta até a última atualização da reportagem.
Em nota pública, a equipe da deputada afirmou "que a tentativa de silenciá-la não vai prosperar". "Ela continuará fazendo a sua luta política em defesa da Amazônia, das mulheres, das populações tradicionais, da classe trabalhadora, entre outros, com coragem, fé e esperança na construção de um futuro feliz", diz o texto.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará