Crianças apresentam seus livros em noite de autógrafos em Monte Alegre
11/12/2025
(Foto: Reprodução) Em Monte Alegre, crianças lançam livros
Estudantes da educação infantil de Monte Alegre escreveram seus próprios livros e participaram de uma noite de autógrafos para apresentar as obras. A proposta busca tornar as crianças protagonistas de suas histórias, estimular habilidades de leitura e escrita e fortalecer o vínculo entre escola, família e comunidade.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A gestora Raimunda Tavares destacou que a iniciativa incentiva a expressão e a criatividade infantil. “É muito importante que as crianças desenvolvam a literatura. Contar sua própria história. E o projeto, ele veio… aflorar as ideias das crianças, né?”
O projeto pedagógico utiliza a criação literária como ferramenta de motivação e construção do aprendizado. Entre os autores, está Raliene, que escreveu um livro em homenagem à mãe. A estudante Rillary Batista resumiu o orgulho que sentiu ao participar da atividade. “Eu gostei muito de fazer esse livro, foi como um sonho realizado pra mim. Essa aqui fica a história da minha mãe, desde o começo até o final, a história dela.”
Crianças deram autógrafos para os convidados do evento em noite especial
Reprodução/TV Tapajós
A emoção também marcou a participação das famílias. A mãe Regiane Almeida da Silva ressaltou o impacto do trabalho realizado pela filha. “Assim, é algo assim tão maravilhoso, que nós podemos acompanhar, né? Na vida da Emanuele. E eu só tenho a agradecer por essa primeira oportunidade. Eu creio que virão outras oportunidades, né? Onde ela vai escrever outros livros.”
A noite de autógrafos reuniu os alunos da Escola Maria Erandir Nogueira, que foram acompanhados pelos professores durante quatro meses na produção dos livros. O professor Antônio Marcos dos Santos destacou que a escrita partiu de vivências e imaginação das próprias crianças.
“Esse projeto vem ser um diferencial na vida deles, porque essa escrita é uma produção textual. Não é uma escrita tipo de quem… recitou, de quem leu um texto pra ele transcrever. Não, é uma produção textual, que são histórias por eles já vividas ou histórias… de sonhos, de objetivos que eles tentam alcançar.”
A pedagoga idealizadora, Claucilene Arcanjo Alves, explicou o processo de criação. “Ele é um projeto de leitura e escrita onde a criança cria a imagem e depois ele vai… escrever a história dele em cima daquele desenho que eles fizeram.”
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região