COP 30 teve presença de 195 países e mais de 42 mil participantes, diz Ministério do Turismo
21/11/2025
(Foto: Reprodução) Governo brasileiro divulga rascunho de acordo final para a COP 30
A COP 30 em Belém registrou mais de 42 mil participantes de 195 países na Blue Zone, informou o Ministério do Turismo com exclusividade ao g1 nesta sexta-feira (21). Ao todo, o evento teve 65 mil credenciados, sendo que 42 mil deles tiveram seus crachás validados no evento.
Os dados são parciais com números coletados pelo Ministério do Turismo e Polícia Federal entre 10 e 20 de novembro, dia em que a programação foi temporariamente suspensa após um incêndio atingir a área de pavilhões dos países na Blue Zone - área restrita da ONU na COP 30.
Os números não incluem a Green Zone, área aberta ao público e que não exige credenciamento. O local foi muito procurado e chegou a ser fechado na quinta (20) por superlotação. Ao todo, a Blue Zone teve:
65.844 credenciados
42.153 participantes presenciais com crachá validado
O Ministério do Turismo diz que a COP de Belém foi uma das maiores, "ficando atrás apenas da edição de Dubai".
“A COP30 está projetando Belém e o Pará para o mundo como destinos estratégicos de turismo sustentável, inovação climática e cultura amazônica. Os números reforçam não apenas a relevância global da Amazônia, mas também nossa capacidade de receber grandes eventos e visitantes do mundo todo”, informou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
🌳 Veja aqui tudo sobre a COP 30
📲 Siga o canal do g1 Pará no WhatsApp
Entrada da bluezone da cop30 que acontece em Belém
Beatriz Reis/g1
Quase 10 mil estrangeiros e 200 passageiros
Ainda segundo o Ministério do Turismo, a COP30 segue impulsionou a movimentação turística e internacional no Pará, com 9,9 mil estrangeiros que chegaram, sendo 6,7 mil de avião e outros 3,1 mil de barco. De 20 de outubro a 17 de novembro:
9.936 estrangeiros estiveram no Pará
6.779 deles por via aérea e outros 3.157 por via fluvial
O Aeroporto Internacional de Belém teve entre 1º e 15 de novembro 198.728 passageiros, crescimento médio de 24% em relação ao mesmo período de 2024, conforme o Ministério.
“A COP30 é um marco histórico para o povo paraense. Estamos recebendo uma das maiores conferências climáticas do planeta e transformando esse protagonismo em desenvolvimento econômico, geração de emprego e estrutura para o turismo no longo prazo”, comemorou Sabino.
Blue e Green Zone
g1 na Cop: temas centrais na conferência são os ecossistemas vitais do planeta
Na Blue Zone, espaço controlado pela ONU é onde são realizadas as principais negociações diplomáticas. No local, só tem acesso pessoas credenciadas.
Já a Green Zone, outro espaço oficial da COP, no Parque da Cidade, não exige credenciamento para entrar.
Na chamada Zona Verde há pavilhões e estandes de entidades da sociedade civil e também públicas, mostras , exposições, oficinas, debates, atividades e também distribuição de brindes, tudo gratuito.
O local tem registrado filas em alguns dias, principalmente no início da manhã e da tarde. Apesar de não ser necessário credenciamento, a um esquema de segurança para entrar no espaço.
Green Zone, aberta ao público desde o início da COP 30, tem áreas de exposição e interatividade
Valéria Martins/g1
Pessoas formam longa fila para entrar na Green Zone no penúltimo dia de COP 30 em Belém
MAIS VÍDEOS com informações do g1: