Círio 2025: Exposição de barquinhos de miriti será aberta nesta quinta-feira, 2, em Belém
02/10/2025
(Foto: Reprodução) Barquinhos de Miriti
Divulgação
A tradicional exposição de barquinhos de miriti “Canoas de Promesseiros”, do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), será aberta nesta quinta-feira, às 17h, nos espelhos d’água do edifício-sede da instituição, em Belém.
Com o tema “Onde a fé navega, a esperança transborda”, a mostra chega à 15ª edição em 2025 e vai reunir 200 barquinhos confeccionados por artesãos de Abaetetuba, cidade conhecida como berço desse tipo de artesanato. As peças foram adquiridas pelo Tribunal especialmente para a exposição.
A iniciativa já é considerada parte do calendário oficial da quadra nazarena, período que antecede o Círio de Nazaré, e costuma emocionar o público com o colorido das canoas de miriti, que remetem à romaria fluvial da maior manifestação religiosa do Pará.
Clique e siga o canal do g1 Pará no WhatsApp
Desde que foi criada, a exposição já contabiliza mais de 2 mil barquinhos produzidos e envolveu centenas de artesãos. O evento também já recebeu cerca de 400 mil visitantes. Ao final de cada edição, as canoas são doadas a estudantes de escolas públicas da Região Metropolitana de Belém.
Mostra fotográfica
Além da tradicional exposição de barquinhos de miriti, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) também vai inaugurar uma mostra fotográfica alusiva ao Círio de Nazaré. A exposição “Navegando por Memórias – Canoas de Promesseiros: Imagens que revelam fé, esperança, cultura e inclusão” será aberta no Largo do Redondo e, posteriormente, transferida para o Espaço Cultural Clóvis Moraes Rêgo, dentro do Tribunal.
A mostra reúne 20 fotografias que retratam momentos marcantes da exposição Canoas de Promesseiros ao longo dos últimos 14 anos.
Segundo o TCE-PA, a proposta é preservar a memória da iniciativa, que mobiliza crianças, jovens e adultos de diferentes origens em torno da devoção à Virgem de Nazaré, fortalecendo a tradição cultural e religiosa do povo paraense.
Vídeos com as principais notícias do Pará