Ciprof realiza diagnóstico de agricultores familiares para oferta de alimentos à merenda escolar
11/07/2025
(Foto: Reprodução) No total, foram aplicados questionários em 43 comunidades, atendendo 100 agricultores. Agricultores visitados estão otimistas com possibilidade de vender sua produção para o PNAE
Ascom Semap / Divulgação
A Coordenadoria Municipal de Incentivo à Produção Familiar (Ciprof) da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) de Santarém, oeste do Pará, está conduzindo um diagnóstico para avaliar a capacidade de produção de agricultores familiares para fornecimento de alimentos para a merenda escolar da rede municipal de ensino, conforme as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Uma equipe composta por vários técnicos da Ciprof esteve recentemente nas regiões da Resex Tapajós Arapiuns e Projeto de Assentamento Agroextrativista- PAE Lago Grande, mapeando a produção agrícola local, identificando quais produtos podem ser fornecidos para a merenda escolar, além de avaliar a infraestrutura e a capacidade de produção de cada propriedade.
No total, foram aplicados questionários em 43 comunidades, atendendo 100 agricultores. Além disso, foram realizadas reuniões e encontros com os produtores para apresentar os detalhes do programa e tirar dúvidas sobre o processo de participação.
De acordo com o coordenador da Ciprof, Thiago Oliveira, o objetivo é ampliar a participação dos agricultores locais no programa.
“A pedido do nosso prefeito Zé Maria Tapajós, queremos fortalecer a agricultura familiar na região e promover a alimentação saudável e nutritiva nas escolas, beneficiando tanto os alunos quanto os produtores. Esse mapeamento se estenderá a outras regiões”, disse.
Umas das propriedades visitadas pela Ciprof foi a do agricultor Mauro Pereira, na comunidade Mentai, região do Arapiuns. No perfil de agricultura familiar, a propriedade produz o feijão manteiguinha, uma variedade de feijão caupi com grãos bem pequenos e macios, de cozimento rápido e de sabor diferenciado.
Técnicos da Ciprof levanta capacidade de produção de agricultores familiares do município de Santarém-PA
Ascom Semap / Divulgação
Pereira vê com otimismo a participação no programa. Segundo ele, o apoio do município será fundamental para o aumento da produção com qualidade e fornecimento do produto. “Participar deste programa é um sonho para todo agricultor, porque agrega valor aos nossos produtos e, com isso, conseguimos melhorar a qualidade de vida de uma maneira geral”, enfatizou.
Para o secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, a iniciativa representa um avanço significativo na política de desenvolvimento rural do município. "Com esta iniciativa vamos avançar ainda mais no sentido de regionalizar a alimentação escolar. Com essa ação, garantimos alimento saudável para nossas crianças e renda para o agricultor que planta com amor. É uma política que dá certo e transforma vidas", destacou.
Programa Nacional de Alimentação Escolar
O PNAE é um programa do governo federal que destina recursos para a compra de alimentos da agricultura familiar para a alimentação escolar.
Os produtores que atenderem aos requisitos terão a oportunidade de fornecer alimentos frescos e saudáveis para as escolas, promovendo a valorização da agricultura familiar e incentivando o desenvolvimento econômico local.
PNAE fortalece a produção local e garante alimentação saudável
A gestão municipal reforça o compromisso com políticas públicas eficazes, sustentáveis e que beneficiem toda a comunidade.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região