Chuva forte provoca atoleiros e causa congestionamento de 30 km na BR-163, no Pará
01/10/2024
Relatos de motoristas afirmam que o congestionamento iniciou por volta das 5h da manhã, chegando a quase 14h de tráfego parado. Carros atolados em um engarrafamento de mais de 30 km em Itaituba e Rurópolis
reprodução
Uma chuva intensa registrada na madrugada desta terça-feira (1º) no km 70 da BR-163, entre os municípios de Itaituba e Rurópolis, no sudoeste do Pará, provocou um congestionamento de mais 30 quilômetros de extensão, deixando dezenas de veículos, em sua maioria carretas, parados na rodovia.
Imagens compartilhadas com o g1 e TV Liberal mostram a estrada, que não possui pavimentação asfáltica, repleta de carros atolados em um lamaçal que se formou após o temporal.
Já em relatos de motoristas presentes no local, que viralizaram nas redes sociais, há a informação de que condutores esperam no engarrafamento há quase 14 horas.
Atoleiro em Altamira: motoristas enfrentam congestionamento na BR-163
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Segundo testemunhas, o primeiro atoleiro foi registrado por volta das 5 horas da manhã, logo no início das chuvas, iniciando os transtornos de tráfego na área, que ficou praticamente interrompido.
Motoristas ainda tentam desatolar seus carros e veículos de terceiros em meio à lama espessa, enquanto outros veículos permanecem imobilizados.
O trânsito na BR-163, que é uma importante rota de escoamento para o transporte de grãos e outros produtos, tem enfrentado problemas frequentes durante o período de chuvas, especialmente em trechos sem pavimentação.
Por meio de nota, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que possui contrato de manutenção da via e que equipes da autarquia estão presentes no local, "intervindo de modo a dar a devida solução aos problemas em questão".
Lamaçal registrado na BR-163 após forte temporal
reprodução
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará em g1 Pará