Cães vítimas de pedradas e tiro passam por perícia na Polícia Científica do Pará
11/12/2025
(Foto: Reprodução) Homem é preso em flagrante por agredir cachorro com uma pedra no distrito de Icoaraci
A Polícia Científica do Pará (PCIPA) realizou, nesta quarta-feira (10), exames periciais em dois cães vítimas de graves maus-tratos, em casos ocorridos em Icoaraci e Benevides.
As perícias foram solicitadas pela Divisão de Meio Ambiente e Proteção Animal do Pará (Demapa) e são fundamentais para comprovar as agressões e prosseguir com a responsabilização criminal dos envolvidos.
Cachorro que sofreu pedradas está em estado grave.
Monique Leão/ Ascom PCIPA
✅ Siga o canal do g1 Pará no WhatsApp
Um dos cães foi vítima de apedrejamento em Icoaraci na última segunda-feira (9). Um homem atirou uma pedra no animal, que corria pela rua. O cão foi socorrido e está internado em coma em um hospital veterinário em Belém.
A médica veterinária e perita criminal Gabrielle Cardoso conduziu o exame no local e descreveu o estado do animal como grave, com perda significativa dos reflexos nervosos.
O homem que agrediu o cachorro foi solto nesta quarta-feira (10), um dia após ter sido preso pela polícia.
Cachorro baleado em Benevides, na Grande Belém, também passou por perícia.
Monique Leão/ Ascom PCIPA
O segundo caso investigado é o de um cão baleado em uma área rural de Benevides. O projétil ficou alojado na perna esquerda do animal. Segundo os veterinários responsáveis pelos cuidados, o cão está saudável e se recuperando. A perícia teve como objetivo determinar a distância do disparo, o tipo de lesão e o comprometimento da perna.
Importância da perícia
As perícias oficiais da PCIPA em animais são cruciais para identificar e avaliar cientificamente os casos de maus-tratos. O processo envolve a identificação da espécie, raça, sexo e idade do animal, exames clínicos (em animais vivos) ou necropsias (em animais mortos), além da perícia no local do crime para coletar vestígios.
Com base nessas informações, o perito criminal elabora um laudo pericial, que é um documento oficial essencial nas investigações.
A perícia médica veterinária é exigida por lei para constatar a materialidade do crime de maus-tratos, sendo indispensável para o indiciamento e a futura ação penal contra os agressores.
Legislação e denúncias
A legislação brasileira protege os animais contra a crueldade, com a Lei 9.605/98 e a Lei 14.064/2020, que aumentou a pena para crimes contra cães e gatos. No Pará, o Código de Proteção aos Animais do Estado (Lei Nº 10.449/2024) tipifica diversas condutas de maus-tratos.
Denúncias de crimes contra animais podem ser feitas anonimamente pelo Disque Denúncia 181, em qualquer delegacia da Polícia Civil (PC) ou na sede da Demapa, localizada no km 1 da avenida Augusto Montenegro, em Belém.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Acesse outras notícias do estado no g1 Pará.