Cachorrinha é resgatada após ter sido pisoteada no Círio, em Belém, e ganha nome de 'Nazica'
13/10/2025
(Foto: Reprodução) Cachorra é resgatada no Círio e ganha nome em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré
Uma cachorrinha foi pisoteada em Belém, durante o Círio de Nazaré, e foi resgatada pelo publicitário Ives Oliveira, de 40 anos. Ela ganhou o nome de "Nazica", uma forma carinhosa que paraenses chamam para Nossa Senhora de Nazaré.
O resgate foi na Escadinha da av. Presidente Vargas, próximo à Estação das Docas. Ives acabou abandonando o percurso de 3,7 km para levar o animal para casa. A Grande Procissão do Círio de Nazaré levou 2,5 milhões de fiéis às ruas da capital paraense no domingo (12).
Ives relatou ao g1 que estava caminhando na procissão de domingo, em meio à multidão quando, na Praça dos Estivadores, viu um pequeno tumulto, porque as pessoas estavam passando por uma cachorra filhote que estava sentada, parada e assustada. "Tinha pessoas empurrando para que ela não fosse pisada, e assim que a vi, nem pensei, só coloquei no colo e tentei sair para levá-la para casa".
"Agi pelo instinto. Ela estava com a pata levantada, aparentemente machucada, e enquanto tentava sair muita gente achou que eu tinha levado ela para a procissão, mas eu só segui. Saímos da procissão e fomos direto para casa começar os cuidados".
Círio de Nazaré: veja como foi a transmissão de 7 horas no g1
Famosos destacam fé e emoção ao participarem pela 1ª vez do Círio de Nazaré
'Foi eu e Nossa Senhora o caminho inteiro', diz bailarina que fez o Círio nas pontas dos pés
Cachorrinha pisoteada é resgatada no Círio, em Belém, e ganha nome de 'Nazica'.
Arquivo Pessoal
Ao chegarem em casa, "Nazica" já ganhou água e alimentação, foi tratada com pomada cicatrizante. Ives contou que ela estava com muitos carrapatos e pulgas e que foi levada ao veterinário nesta segunda-feira (13), depois de um bom banho medicamentoso no pet shop.
"Como eu tenho outras duas cachorras, elas ainda não se misturaram porque ainda não sei como está o estado de saúde da 'Nazica'. Então, ela está isolada no quintal pela manhã e dormiu no meu quarto".
Para o publicitário, o encontro dele com a cachorrinha pode ser uma benção. "Eu tenho uma relação muito carinhosa com o Círio, e com Nossa Senhora, desde criança, sempre acompanhando. Mas dessa vez algo me movimentou, foi uma surpresa muito boa que até me tirou do percurso".
"Sinto que foi uma benção para nós dois, uma renovação. É mais uma criaturinha que vou cuidar em casa com muito amor e boa vontade. Eu que estava num processo de tratamento da depressão; e ela que sai das ruas para morar comigo. E com muita alegria, vamos melhorar juntos".
Moradores do bairro Distrito Industrial, em Ananindeua, cidade vizinha de Belém, procuraram Ives após a história dele viralizar para contar que a cachorra vivia na rua e pode ter acompanhado fiéis que vão caminhando pela rodovia BR-316 até a área central de Belém, onde ocorre o Círio. Do Distrito Industrial até onde ela foi encontrada tem cerca de 20 km de distância.
'Nazica' é filhote e, depois que os cuidados iniciais terminarem, vai se juntar as outras cachorrinhas da casa de Ives. A Brisa (Travessia), a Ana Francisca (Chocolate com Pimenta) e a Catarina (Cravo e a Rosa) - todas com nomes inspirados em personagens de novelas da Globo. E agora, "Nazaré", a famosa personagem de Senhora do Destino.
Trecho do Círio em que Ives encontrou a cachorrinha "Nazica"
Reprodução / TV Liberal
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará