Apae Santarém dá posse à nova diretoria para triênio 2026-2028
09/01/2026
(Foto: Reprodução) Nova diretoria da Apae Santarém para o triênio 2026-2028
Divulgação
A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) está sob nova direção em Santarém, no oeste do Pará. Sidnei Baumann e Cid Nascimento foram empossados, respectivamente, presidente e vice-presidente da instituição no último dia 6, juntamente com os demais membros da diretoria para o triênio 2026-2028.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Entre os desafios da nova diretoria está a ampliação da oferta de serviços de assistência social, saúde e educação. O objetivo é principalmente proporcionar inclusão e maior qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
A Apae já funciona há mais de 40 anos em Santarém, e ao longo desse tempo vem superando desafios. Na área da assistência social, a Apae atua para garantir os direitos das pessoas com deficiência e de suas famílias. Na saúde oferta vários serviços, inclusive de reabilitação e próteses para amputados, e na área da educação conta com o Serviço de Educação Especial, atendendo no contraturno pessoas que têm deficiências que não permitem que elas tenham um desenvolvimento adequado em sala de aula.
Para atender os alunos com mais comodidade, a Apae inaugurou salas para aulas de música e outras atividades artísticas, e também uma sala para artes marciais.
Em 2025, a Apae Santarém realizou uma média de 500 atendimentos por mês, para um público de diferentes faixas etárias, de bebês a idosos.
Sidnei Baumann e Cid Nascimento, respectivamente, presidente e vice-presidente da Apae santarém
Divulgação
Por ser uma instituição sem fins lucrativos, para dar conta da demanda crescente de atendimentos, a Apae conta com diversas parcerias que contribuem financeiramente. Mas, a limitação financeira ainda é uma dificuldade que precisa ser vencida pela instituição, inclusive para a contratação de mais profissionais.
O encaminhamento aos serviços oferecidos pela Apae Santarém é realizado via regulação da Secretaria Municipal de Saúde, obedecendo aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Atividades são oferecidas na Apae Santarém para pessoas de 0 a 80 anos
Divulgação
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região