ANTES e DEPOIS: como eram os casarões históricos demolidos em Belém no último dia do ano
01/01/2026
(Foto: Reprodução) Casarões históricos são demolidos em Belém
Quatro casarões antigos foram demolidos no último dia do ano, na quarta-feira (31), no cruzamento da avenida Senador Lemos com a travessa Dom Romualdo de Seixas, no bairro do Umarizal, em Belém.
A derrubada das construções, que eram consideradas de valor histórico e cultural, foi feita à tarde por operários e máquinas trabalhavam no local. Onde antes existiam as fachadas históricas, restaram apenas escombros.
Entre os escombros, moradores e especialistas lamentam a perda de mais um fragmento da memória urbana de Belém, em um bairro marcado pela presença de casarões do início do século XX.
Imagens mostram o ANTES e DEPOIS - veja abaixo:
Prédios históricos foram demolidos no último dia do ano em Belém
Initial plugin text
Moradores da área se surpreenderam com a demolição e acionaram a Polícia Militar e o Ministério Público para verificar se o serviço era autorizado.
Os casarões faziam parte de um conjunto arquitetônico que havia sido protegido pelo município, mas perderam a condição de bem tombado após um decreto da Prefeitura de Belém, publicado em dezembro de 2023.
Segundo o documento, a decisão teve o aval do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural.
A Prefeitura informou que vai multar a empresa responsável pelos serviços e adotar medidas administrativas cabíveis, após constatar a ausência de alvará de demolição, documento exigido pela legislação urbanística para obras desse tipo. A nota não informou se os imóveis possuíam algum projeto aprovado para o terreno.
A demolição de um prédio histórico na avenida Senador Lemos com a Dom Romualdo de Seixas, no bairro do Umarizal, centro de Belém.
Marinor Brito
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará