Agentes de saúde bloqueiam avenida durante protesto em Belém; categoria cobra pagamento de benefício pela prefeitura
06/02/2026
(Foto: Reprodução) Agentes de saúde bloqueiam avenida durante protesto em Belém
Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) bloquearam um trecho da avenida Governador José Malcher, em Belém, na tarde desta sexta-feira (6), em protesto contra o não pagamento do Incentivo Financeiro Anual (IFA), conhecido como 14º salário da categoria.
O grupo se concentrou em frente à Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e o bloqueio causou congestionamento na região.
Agentes de saúde municipais protestam em Belém
Agentes da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel) atuaram no local para orientar motoristas a seguirem por vias alternativas durante o ato. A pista foi liberada após o início da chuva na cidade.
✅ Siga o canal do g1 Pará no WhatsApp
Este não foi o primeiro protesto da categoria. No último dia 3, os agentes de saúde já haviam realizado uma manifestação com a mesma pauta. O ato é organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Pública do Estado do Pará (Sintesp Pará), que cobra o repasse do IFA referente ao ano de 2025, que, segundo os servidores, não foi pago pela atual gestão municipal.
Trânsito ficou parado com a avenida blqueada
Reprodução
Existe uma ação coletiva que garante o pagamento do IFA aos agentes. Diante da denúncia de que a Prefeitura de Belém não cumpriu a decisão, o Ministério Público do Trabalho (MPT) informou, no dia 27 de janeiro deste ano, que orientou o Sintesp a entrar na Justiça para cobrar o pagamento.
Segundo o MPT, foi proposta à Prefeitura de Belém a abertura de diálogo para um acordo, mas a gestão municipal recusou. Com isso, o órgão encerrou a apuração administrativa e informou que poderá acompanhar o processo na Justiça para garantir o cumprimento da decisão.
o Sintesp afirmou que o IFA não é gratificação eventual nem benefício opcional, mas um direito assegurado por lei e fruto de lutas históricas da categoria. O sindicato informou que seguirá com mobilizações e adotará medidas administrativas e judiciais para garantir o cumprimento da legislação.
O g1 solicitou posicionamento da Prefeitura de Belém e da Secretaria Municipal de Saúde sobre as reivindicações e aguarda retorno.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Acesse outras notícias do estado no g1 Pará.