Acará recebe programa Agora Tem Especialistas voltado à saude das mulheres
02/02/2026
(Foto: Reprodução) Programa Agora Tem Especialistas
Ascom/Ministério da Saúde
Pacientes do SUS de Acará passam a contar, pela primeira vez, com a carreta do programa Agora Tem Especialistas, voltada à saúde da mulher. A unidade móvel amplia o acesso a consultas e exames especializados e integra uma nova rodada do programa do governo federal, que leva carretas de saúde a municípios de diferentes regiões do país.
No local, mulheres previamente agendadas e encaminhadas pela Secretaria Municipal de Saúde podem realizar mamografias, ultrassonografias pélvicas e transvaginais, além de consultas especializadas para diagnóstico precoce de câncer de mama e de colo do útero. A carreta permanece no município durante todo o mês e atende de segunda a sexta-feira. Também podem ser encaminhadas pacientes das unidades básicas de saúde de Tomé-Açu e Concórdia do Pará.
UEPA abre inscrições para cursos de inglês e espanhol
Uepa está com inscrições abertas pra aulas de inglês e espanhol
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) está na última semana das inscrições turmas dos cursos livres de inglês e espanhol. As aulas serão oferecidas com opções nas modalidades presencial e on-line.
As inscrições devem ser realizadas até sexta-feira (6), exclusivamente pela internet. Ao todo, serão dez turmas de língua inglesa e quatro de língua espanhola, abrangendo vários níveis de conhecimento.
Aulas poderão ser on-line ou presencial.
Divulgação/Freepik
✅ Siga o canal do g1 Pará no WhatsApp
O início das aulas está previsto para o período entre 28 de fevereiro e 5 de março. A programação inclui aulas principalmente aos sábados pela manhã, com alternativas às quartas-feiras à tarde e às quintas-feiras à noite, dependendo da modalidade e do nível escolhidos.
Para efetivar a matrícula, é cobrada uma taxa de R$ 70, além de quatro parcelas adicionais de R$ 70. Esses valores, segundo a Uepa, são destinados à manutenção das atividades, ao pagamento dos instrutores e aos custos operacionais.
O processo de inscrição exige o preenchimento completo de um formulário eletrônico e o envio de um arquivo em PDF contendo os seguintes documentos:
RG;
CPF;
comprovante de residência
e, no caso de servidores, comprovante de vínculo institucional.
A homologação da inscrição depende da correta anexação e legibilidade da documentação. Os candidatos selecionados receberão, por e-mail, o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) para o pagamento da taxa de matrícula. Leia o edital completo aqui.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Acesse as principais notícias do estado no g1 Pará.